sexta-feira, 27 de abril de 2012

Resenha Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank

Comovente, espontâneo e perturbador, o Diário de Anne Frank é até hoje, desde sua primeira edição em 1947 pela editora Record,  um dos relatos mais profundos sobre os terrores da segunda guerra mundial.
Anne Frank vivia com sua família judia; mãe, pai, e a irmã mais velha em Amsterdã na Holanda antes da guerra explodir por sobre suas cabeças.
Anne levava uma vida normal apesar de várias limitações impostas pelos nazistas como não poder andar de bonde e frequentar lojas ou escolas que não fossem exclusivamente para os judeus.
Com o início da guerra Anne e sua família foram obrigados a se colocarem em cativeiro por conta própria se escondendo em um prédio de escritórios onde permaneceram por pouco mais de dois anos. A estratégia para fugir dos campos de concentração e das câmaras de gás, impediu Anne de ver a luz do sol, a chuva, o amanhecer, a brisa, a primavera.....
Durante esse tempo Anne manteve um diário onde relatou todos os seus medos, alegrias e segredos mais profundos, pois apesar de ter sua irmã mais velha, Margot, Ela ainda se sentia sozinha no mundo. Um dia Anne escreveu em seu diário " Ouço o trovão que se aproxima e que um dia irá nos destruir também...." Ela parecia estar prevendo o que viria inevitavelmente.
O Diário de Anne Frank é leitura obrigatória para quem tenta entender a história e o que existe de pior na natureza humana e tudo isso sob o ponto de vista de uma inocente garotinha que teve sua vida roubada pelo regime nazista. Logo após a guerra seu diário foi encontrado e publicado em todo mundo tornando-se um fenômeno editorial. Li este livro quatro vezes e me senti tocado pelas palavras de Anne Frank.
                                                                                                                                                   Bruno Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário